terça-feira, 25 de março de 2008

Mistério da Web 2.0

Podemos dizer que estamos moldando a Web 2.0. Sendo assim, é válido pensar que a regra dessa "tendência" é o aproveitamento da inteligência coletiva. Todos participam e contribuem uns com os outros.

Somos integrantes do processo, certo? Mas, o que significa fazer parte dele? Qual é o conceito de Web 2.0?

Não existe um consenso sobre sua definição. Entre vários conceitos, destaca-se a "mudança para uma internet como plataforma". O termo, que foi criado por Tim O’Reilly, sinaliza uma fase na web onde se pratica a liberdade de falar e ser ouvido. (Confira críticas e ferramentas da Web 2.0)

Ferramentas da Web 2.0

Blogs: espécie de "diário online".
You Tube: site em que internautas postam e assistam a vídeos.
Wikipédia: enciclopédia virtual.
AdSense: plano do Google que ajuda criadores de site a exibir anúncios.
Ajax: usado para criar aplicativos interativos para a web.

3 comentários:

Caio Castelo disse...

Nem sempre um texto curto é sinônimo de falta de informação. Eu mesmo prezo bastante a concisão e acho massa jornalistas que têm poder de síntese. Mas no caso desse post, achei que nem tinha o que sintetizar, pra dizer a verdade. tá até meio grande pra quantidade de informação que contém.

Quando pesquisei pro seminário sobre esse tema, às vezes me deparava com textos parecidos e que não me acrescentavam quase nada, era frustrante.

Mas certamente me preparado pra um seminário deve ter me deixado mais ranzinza em relação aos textos q o resto da turma só teve 1h30mim pra fazer. Talvez tu também vá pensar algo parecido do meu texto quando eu escrever sobre o tema que tu apresentar.

Eduardo Freire disse...

Ao corrigir seu texto, observe os parâmetros proposto no meu post "Para gostar de ler". Principalmente no que tange aos títulos, e aos recursos da internet, como links. Você poderia colocar links na parte de serviços que apresenta no final do texto. E, ao contrário do comentário do Caio, acho que poderia ter sido um texto um pouco mais elaborado e ampliado. Está mais para um nota curta.

clarissa capistrano disse...

Gostei. Achei que ficou bem informativo, sem enrolação. Boa a idéia de colocar alguns exemplos de Web 2.0 e definar rapidamente para que serve cada uma delas. Com os exemplos entendi melhor sobre o tema.