quinta-feira, 8 de maio de 2008

No ritmo do Google

São seis anos como coordenador operacional do Portal Verdes Mares. Tempo suficiente para Rodrigo Coifman ser reconhecido pelo seu trabalho no site, que é um dos mais visitados no Brasil.

Entre cliques e reuniões, Rodrigo reservou uma horinha para responder às questões relacionadas ao Google.



1)Como as ferramentas do Google auxiliam no desempenho de suas atividades?

Aspecto Profissional

Utilizo as ferramentas comerciais e de análise do Google no Portal Verdes Mares. O Analytics nos dá uma real situação de como anda a nossa audiência na internet. Temos números sem distorções, informações que são fundamentais como visitantes únicos de forma absoluta, resolução de tela, linguas, navegadores (browsers) e localização geo map dos visitantes (com especificação de país, estado e cidade).

Somos associados ao Adsense, política de remuneração onde os clientes são do google, porém o google se encarrega de associar o conteúdo dos sites associados e repassa uma parte do valor do anúncio.

Aspecto Pessoal

Utilizo as principais ferramentas do google. Segue a lista das principais vantagens que me convenceram a utilizar algumas dessas ferramentas:


Picasa: resolveu uma tremenda dificuldade de concentrar minhas imagens espalhadas pelo celular, desktop (de casa e do trabalho) e xbox.

Google Docs: além de concentrar meus documentos, me permite trabalhar de forma colaborativa. Eu e minha esposa atualmente atualizamos a nossa planilha financeira lá. Ao mesmo tempo que ela esta alterando a planilha, eu posso também ter acesso e alterar, e no final, se ter um historicos e versões da mesma planilha.

Gmail: webmail que segue o modelo universo em expansão. Quando comecei, o diferencial era o seu email de 1GB, hoje já são 6,67 GB. Permite a utilização do serviço POP e IMAP (baixando seus emails para o Outlook por exemplo).

Google Calendar: possibilidade de mandar lembrete via SMS ao meu celular.

You Tube: maior quantidade e diversidade de vídeos na internet atual.

Google APPS: fornece os principais serviços do google para uso através de um próprio domínio. Meu blog, por exemplo, utilizo o gmail como ferramenta para checar meus email.

Com estas ferramentas, posso ficar tranqüilo, pois sincronizo meus dispositivos (celular, camera, desktop e xbox) e posso ter acesso a esse conteúdo em qualquer lugar que eu estiver. Além disso, posso compartilhar algumas informações que preciso com determinadas pessoas que eu pré-estabeleça.


2) Quais serviços do Google você utiliza? Quais deles são essenciais para o Portal Verdes Mares? Por quê?

Portal: Analytics, Adsense e Webmaster. Elas, além de remunerarem financeiramente o nosso negócio, nos permite elencar e empregar um grau de importância que cada conteúdo tem. Por exemplo, posso especificar que o meu conteúdo noticioso tem mais peso que a página de expediente por exemplo, tornando assim o Robô de busca mais inteligente na hora de indexar meu site. Uma grande funcionalidade que percebemos são nos forncerem dados que através de técnicas de SEO podemos melhorar os indices de audiência.


3)Através do Analytics, você pode saber a percentagem de visitas por mês, o sistema operacional, a localização geográfica. Até que ponto o Portal Verdes Mares é beneficiado com esse tipo de seviço?

O Portal é extremamente beneficiado com esse serviço. O Analytics não se especializou apenas no estudo dos logs (arquivos que registram informações basicas para um futuro processamento estatístico), mas ele focou nas necessidades reais de mercado x audiência. Acredito que com as informações por eles fornecidas, se tem uma noção ampla de como melhorar a visibilidade do seu site.


4) Dentre os serviços oferecidos pelo Google, quais devem melhorar a seu ver? Justifique.

O Google Reader e o Picasa. Acho que o Reader poderia facilitar a leitura de varios posts e ter um acesso mais rápido ao site (como o netvibes por exemplo). O Picasa poderia ter um sistema de tratamento da imagem dentro da própria aplicação. Além de aumentar consideravelmente o espaço em disco oferecido (atualmente 1024 MB).

Quer saber mais sobre o entrevistado? Acesse aqui.

Um comentário:

clarissa capistrano disse...

Gostei do detalhamento sobre as muitas ferramentas do google. Parabéns!